1500 vitimas. Foi um desastre realmente.
Mas o que o cinema chamou de o maior desastre que ocorreu no mar esta longe de ser verdade porque o naufrágio do cargueiro alemão Wilhelm Von Gustoff foi o maior.
Na ofensiva sovietica em direçao à Alemanha, civis pomeranos, poloneses, alemães e de outras nacionalidades tinham esperança de fugir do horror sovietico em direção ao Mar do Norte. O exercito alemão embarcou em torno de 10000 refugiados civis em fuga com destino à Alemanha em janeiro de 1945. Um submarino russo atacou o navio carregado de refugiados e sem nenhum armamento.
Com a imprecisão dos dados na época nao se sabe o numero de mortos nem sobreviventes, que segundo historiadores fica entre 7000 e 10000 mortos. Os poucos sobreviventes relatam que o inverno do Mar do norte fazia a agua ficar bem proximo a 0ºC, matando qualquer pessoa em questao de minutos. Como ja nao bastasse a desgraça toda foi relatado que o submarino russo emergiu e tratou de metralhar todos os botes salvavidas. A quem nao conhece a historia, este era o "corajoso" e "disciplinado" exercito vermelho sovietico.